Para acessar as Configurações Básicas do Sistema, basta clicar no menu SISTEMA, depois clicar no submenu CONFIGURAÇÕES em seguida em BÁSICAS.
A seguinte tela se abrirá, contendo 8 quadros que o ajudarão na configuração de seu Pbx IP. São eles: Interface, Conexão com a Internet, Envio de e-mail, Envio de SMS, notificações e alertas, Conulta a base de dados, Data/Hora e Registro de eventos do sistema.
1) Interface
Nesse quadro é possível definir a quantidade de registros que serão mostrados na tela de visualização dos itens do Pbx IP, como ramais, grupos, troncos, etc.
Também é possível definir o Idioma padrão do sistema, que podem ser Português, Inglês ou Espanhol.
2) Conexão com a internet
Aqui é possível habilitar ou desabilitar serviços dependentes de conectividade com a Internet. Por exemplo, se seu Pbx IP tem uma operadora VoIP cadastrada, e a Internet parar de funcionar por algum tempo, todos os outros serviços irão parar de funcionar caso este campo esteja habilitado. Para isso, basta desabilitar esses serviços que dependem da Internet, e a telefonia irá voltar a funcionar normalmente.
3) Envio de e-mail
O sistema envia diversos e-mails para os usuários e administradores, sempre que há um alerta ou notificação, como por exemplo um ramal que tenha atingido o limite mensal, ligações perdidas, correio de voz, etc. Portanto é necessário configurar neste quadro uma conta de e-mail para o sistema enviar esses e-mails.
As seguintes informações são solicitadas: Nome, e-mail, servidor e porta SMTP, usuário, senha e informações de autenticação e segurança (consulte as configurações de seu serviço de email para saber esses detalhes).
Para verificar se os dados estão configurados corretamente, basta digitar um e-mail no campo Teste de envio e clicar no botão de Testar Envio. O sistema irá enviar um e-mail utilizando as informações que você acabou de configurar. Se o e-mail chegar, é porque as informações estão corretas.
4) Envio de SMS
Caso sua central Pbx IP tenha chips GSM, é possível configurar o sistema para habilitar o envio de SMS por parte dos usuários. Basta escolher o chip que irá enviar.
Também é possível testar as configurações, digitando um numero de celular e clicando em Testar envio.
5) Notificações e alertas
Nesse quadro deve ser configurado os dados de contato da pessoa que irá ficar responsável por receber os alertas e notificações que o sistema irá enviar. É necessário preencher o nome, e-mail e telefone celular.
6) Consulta à base de dados
A maioria das empresas possui um CRM, ERP ou algum outro tipo de sistema interno, e às vezes ela necessita integrar os relatórios de ligações do Pbx IP com seus sistemas. É para isso que serve esse quadro. Basta configurar uma senha que o Pbx IP irá fornecer uma view para os sistemas acessarem os relatórios.
O usuário padrão é view e o endereço do banco de dados é o IP do sistema. Este usuário só terá permissão de leitura na tabela de registro de ligações do seu Pbx IP.
7) Data/Hora
Nesse quadro são configurados os servidores NTP que irão fornecer a data e hora do Pbx IP. Os servidores nacionais padrões de data/hora são:
a.ntp.br
b.ntp.br
No campo seguinte é possível escolher o fuso horário da região em que está instalado o Pbx IP.
Confirmando estas configurações, o sistema ajustará sua hora automaticamente, inclusive com as devidas mudanças do horário de verão.
8 ) Registro de eventos do sistema
O sistema gera um log de todos os eventos que ocorrem. Nesse quadro é possível escolher quais desses eventos você quer que o sistema registre.
Após realizada qualquer modificação, é necessário clicar no botão OK para concluir as alterações.
[...] Informações Configurações – Básicas – Rede – Unidades externas – Firewall – Ferramentas – Feriados – Licença – E-mail de boas vindas – [...]
[...] Após entrar na tela de Feriados, a tela abaixo será exibida. Ela mostra todos os feriados cadastrados no Pbx IP. A quantidade de feriados mostrados por página é definida em Sistema >Configurações > Básicas. [...]
[...] Após entrar na tela de Grupos de Toque, a tela abaixo será exibida. Ela mostra todos os grupos cadastrados no Pbx IP. A quantidade de gruposmostrados por página é definida em Sistema >Configurações > Básicas. [...]
[...] Após entrar na tela de Fax Virtual, a tela abaixo será exibida. Ela mostra todos os faxes cadastrados no Pbx IP. A quantidade de faxes mostrados por página é definida em Sistema >Configurações > Básicas. [...]
[...] Após entrar na tela de Grupos de Horários, a tela abaixo será exibida. Ela mostra todos os grupos cadastrados no Pbx IP. A quantidade de grupos mostrados por página é definida em Sistema >Configurações > Básicas. [...]
[...] Após entrar na tela de Backups Realizados, a tela abaixo será exibida. Ela mostra todos os Backups Realizados no Pbx IP, informando os módulos que contém o arquivo, a data de criação e o tamanho. A quantidade de Backups mostrados por página é definida em Sistema > Configurações > Básicas. [...]
[...] Após entrar na tela de Perfis de Acesso, a tela abaixo será exibida. Ela mostra todos os perfis cadastrados no Pbx IP. A quantidade de perfis mostrados por página é definida em Sistema >Configurações > Básicas. [...]